passeios ao Paúl da Serra

Está agendado para todos os primeiros domingos de cada mês uma subida ao Paúl da Serra pela estrada da Encumeada e regresso pelos Canhas (Ponta do Sol).

A concentração dos participantes é no café "Ponte Vermelha" Ribeira Brava com saída às 8h00, paragem no café da Encumeada para reagrupamento e partida para o Paúl às 10h30.

A chegada aos carros é ao meio dia!

Vem connosco!

O Picadeiro

Área Reservada

Passeios
madeira ULTRA BIKE trail_rescaldo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Após cerca de 3 meses de preparação chegara o grande dia. Bem cedinho, por volta das 3 e 30 da manhã, já a maioria dos participantes se estava a levantar cheios de vontade de apanhar o empeno das suas vidas. Loucos, dirão alguns! Mas a história está cheia de loucos e nós quisemos tornar-nos parte da história, como sendo os primeiros a atravessar a ilha de lés a lés em BTT.

Todos se deitaram por volta das 22h , mas o relato foi que ninguém pregou olho antes da meia noite. Tal a ansiedade de participar em tão grande empeno.

Às 6 da manhã já estávamos todos no Porto Moniz, os 18 guerreiros, sedentos de subir serra acima.

Tal como se previa, o “muro desumano” fez logo mossa e em alguns casos as bicicletas tornara-se companheiras lado a lado dos seus pilotos. Pudera, aquilo é mesmo desumano. O grupo foi-se estendendo e, os da frente, com ambições de completar o percurso no menor tempo possível começaram a distanciar-se, só se sabendo da sua existência devido aos 3 postos de controlo e assistência do percurso.

Com cerca de 2 horas decorridas, aconteceu o lado negro da aventura. O azar perseguiu um dos participantes e organizador da prova, o que não lhe permitiu concluir o que havia idealizado e desenhado. Um dia destes havemos de a fazer juntos…

Com este contratempo algumas alterações de logística tiveram de ser realizadas e aí imperou o espírito Bttbrava, pois alguns dos seus elementos logo se disponibilizaram para ajudar, controlando o grupo que partiu do Funchal, por volta das 13 horas. Foram 11 os elementos que saíram do Funchal e se quiseram juntar a esta mega aventura. Foi um grupo sempre bem-disposto, em que, na sua grande maioria, fez pela primeira vez tamanha distância e grau de dificuldade em BTT. Foi bom reviver o passado e recordar que foi assim que começámos, com dificuldades que agora achamos menores, mas que naquela altura nos deixavam uma semana com as pernas doridas. Para o ano alguns deles já estarão na Ultra Maratona…

Cerca das 18 horas já a maioria dos participantes tinha chegado a Machico e enchia a esplanada de um dos cafés da baía. Misturámo-nos com os participantes do MIUT e também nos achámos uns valentes, e fomos! Era uma alegria ver todos a relatar as suas peripécias e foram muitas, pois com tantos kms, tanta serra, tantas horas em cima da “mula”, há muito para contar…

chegada maraton...
chegada maratona 1 chegada maratona 1
cimg2902
cimg2902 cimg2902
cimg2903
cimg2903 cimg2903
cimg2904-1
cimg2904-1 cimg2904-1
cimg2904
cimg2904 cimg2904
cimg2905
cimg2905 cimg2905
cimg2906
cimg2906 cimg2906
cimg2908
cimg2908 cimg2908
cimg2909
cimg2909 cimg2909
cimg2912
cimg2912 cimg2912
cimg2914
cimg2914 cimg2914
maratona 1-1
maratona 1-1 maratona 1-1
maratona 1
maratona 1 maratona 1
maratona3
maratona3 maratona3
maratona4
maratona4 maratona4
ultra 1
ultra 1 ultra 1
ultra 2
ultra 2 ultra 2
ultra3
ultra3 ultra3
ultra5
ultra5 ultra5
ultra7
ultra7 ultra7
ultra9
ultra9 ultra9
ultra10
ultra10 ultra10
ultra11
ultra11 ultra11
ultra12
ultra12 ultra12
ultra13
ultra13 ultra13
ultra14
ultra14 ultra14
ultra15
ultra15 ultra15
ultra16
ultra16 ultra16
ultra19
ultra19 ultra19
ultra20
ultra20 ultra20
ultra21
ultra21 ultra21
ultra22
ultra22 ultra22
ultra24
ultra24 ultra24
ultra25
ultra25 ultra25
ultra26
ultra26 ultra26
ultra27
ultra27 ultra27
ultra28
ultra28 ultra28

 
madeira ULTRA BIKE trail PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Estão definidos os trajetos para a grande aventura. Informamos que há uma ligeira alteração à saída de Porto Moniz. A distância está mais longa do que inicialmente previsto. É, no entanto, possível aos participantes alterarem a escolha do percurso até dia 17.
Hora de partida de Porto Moniz:  06h
Hora de partida de Funchal ( loja BTT Madeira): 13h
Pontos de assistência técnica.
Ponto 1: Estacionamento do Rabaçal - km 42
Ponto 2: Loja BTT Madeira - Km 95
Ponto 3: Junto ao cruzamento das 4 estradas (km 126)
Pontos de controlo passagem (após este tempo não asseguramos acompanhamento dos participantes)

Ponto 1: Estacionamento do Rabaçal – (km 42) - Até 10h
Ponto 2: Ribeira Brava: (km 70) - Até 12 horas
Ponto 3: Loja BTT Madeira: ( Km 95)  - Até 14 horas
Ponto 4: Cruzamento das 4 estradas (km 126) - Até 17 horas


 

Apresentação/enquadramento do ULTRA BIKE TRAIL

inscrições: de 08 de abril a 17 de maio de 2013

A superação é, desde sempre, o fenómeno mais marcante da Humanidade. É nisto que nos tornamos diferentes dos outros animais. Queremos sempre mais, queremos sempre ir mais longe!... É sobre este pressuposto que os "BTTBrava" decidiram criar este ultra evento.

Quando, em 2012, um grupo de "bravistas" subiu ao Paul da Serra, para ver os atletas do Madeira Island Ultra Trail, (MIUT) e viram aqueles homens, já com 11 horas nas pernas, 4000 metros de acumulado, resplandecendo um ar de satisfação enorme por estarem a ultrapassar os seus limites; percebeu-se que queríamos mais, também queríamos ir mais longe do que aqueles passeios de fim-de-semana.

Assim, e homenageando esse grande evento que é o MIUT, decidiu-se avançar com a nossa grande aventura de BTT, exactamente no mesmo dia do MIUT 2013, partindo e terminando no mesmo local, e tentando passar, o mais perto possível, desses grandes atletas.

O ULTRA BIKE TRAIL terá dois pontos de partida, com graus de dificuldade diferentes, mas ambos capazes de deixar uns empenos históricos.

O Ultra BTT Trail será a prova rainha, com partida em Porto Moniz e terminus em Machico. Serão cerca de 110kms, 5000mts de acumulado, a sua grande maioria off-road, aproveitando os trilhos das serras madeirenses; passando pelos pontos mais elevados da ilha.

O Marathon BTT Trail com partida no Funchal e terminus em Machico, terá cerca de 50kms e 2000mts de acumulado, também a sua maioria off-road, aproveitando muitos trilhos ainda pouco explorados pelos "bttistas".

Cabe a cada um fazer a escolha do seu percurso, consoante a sua disponibilidade física e mental!

Regulamento

Ponto um:

O madeira ultra trail bike trata-se de um passeio, sem cariz competitivo, em autonomia, em que cada participante é responsável pela sua segurança e autonomia. O grupo BTT Brava colabora na elaboração do trajeto e na logística do evento.

Ponto dois:

À hora da partida de cada um dos percursos, encontrar-se-á um elemento da organização que acompanhará o grupo. Cada participante irá encontrar o seu próprio ritmo. A organização aconselha os participantes a que não façam a totalidade do percurso sozinhos, dada a sua extensão e dificuldade. Um elemento da organização acompanhará o último participante nas zonas off-road (para que ninguém fique para trás sozinho) e, em caso de avaria técnica e/ou fadiga, acompanhará o mesmo até uma estrada regional. No caso do participante ser persistente e não seguir os conselhos da organização para não continuar o passeio, a organização não assegura o seu acompanhamento.

Ponto três:

Todos os participantes devem facultar um contacto telefónico alternativo (familiar ou amigo), para quem a organização irá estabelecer contacto, em caso de alguma eventualidade. Deverá também facultar o seu e-mail, para onde será enviado o track, na semana anterior ao dia do evento.

Ponto quatro:

Este evento não possui qualquer tipo de seguro e é totalmente gratuito, à exeção dos participantes que requererem transporte, que estará a cargo da loja BTT Madeira, colaboradora do Madeira Ultra Trail Bike. O transporte está totalmente a cargo da BTT Madeira, sendo os BTT Brava apenas intermediários. Inscrições para o transporte na loja BTT Madeira.

Ponto cinco:

Haverá alguns pontos de assistência técnica mecânica, com a colaboração da BTT Madeira. No entanto, todos os participantes devem ir precavidos com o material necessário para a manutenção da sua bicicleta.

Ponto seis:

A organização não disponibilizará qualquer ponto de abastecimento. Os participantes deverão ir preparados com alimentação líquida e sólida suficiente, tendo em conta a distância e dureza do percurso.

Ponto sete:

As inscrições encerram em 17 de Maio, não se aceitando nenhuma inscrição após essa data.

Ponto oito:

Os horários e locais específicos de partida serão colocados 1 semana antes do evento;

Ponto nove:

O percurso Ultra BTT Trail (partida de Porto Moniz) implicará a utilização de luzes de sinalização, uma vez que arrancará de madrugada!

Ponto dez:

É necessário que os participantes tenham sentido de responsabilidade cívica, não deixando qualquer tipo de lixo pelos locais de passagem.

Ponto onze:

Inscrição obrigatória (modelo abaixo), deve ser totalmente preenchido e enviado para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

 

Ficha de inscrição:



 
Para muitos a quaresma acabou, para nós chegou finalmente o Quaresma! PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Esta semana é semana da Páscoa, e como manda a nossa tradição, sexta-feira Santa, para nós, é dia de Calvário, como alguém diria é Calvário time.
A ideia é fazermos a penitência partindo da Ribeira-Brava em direção às Achadas da Cruz, com volta pelo TomboScott, trilhos da Fonte do Bispo, Chão das Vacas, Empeno Demoníaco, Jungle Rain e descida pelo Rochão.
Para muitos a quaresma acabou, para nós chegou finalmente o Quaresma!
Ficas a penitenciar em casa?

Mais infos brevemente!

 
OíH! Amori! Vou pedalar com o Casado! Devo chegar antes da Páscoa! PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Concentração para café 8h15: Rotunda do Anjo, saída 8h30.
Trajecto: Rotunda do Anjo - subida Conde Carvalhal - Santa Cruz - Machico-Caniçal - Ponta de São Lourenço
Voltamos a Machico para subir em direcção a Portela (para entrar na levada da Serra) - Estádio do Nacional - descida para o Funchal.

Quem estiver interessado poderá improvisar um almoço algures aquando da chegada!

 
smell out new trails PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

smell out new trails "02 março"
encontro: Parque de estacionamento dos Barreiros-8h00
Trajeto: São Roque-Monte-Terreiro da Luta
Reagrupamento no Terreiro da Luta com o grupo que partirá do Caniço (quem quiser sair do Caniço deve entrar em contacto com Nélio Vieira).
No Terreiro da Luta os participants entrarão no mais propriamente nos "new trails", isto claro que forem "smelizados".
Hora prevista de chegada: 13h00
Grau de dificuldade técnica: 2,5
Grau de dificuldade física: 3

Pede-se a amabilidade de os interessados informaram na secção comentários a sua participação para que a organização monotorize  os presentes e assim evitar potenciais atrasos.

 
"Twist'n Shout" (by NV) PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

"Twist'n Shout" (by Nélio Vieira)

Encontro: 8h30 CANCELA junto ao café Luso-Arabe

Mais um passeio carimbado, desenhado e organizado pelo Nélio! Mais um passeio de grande companheirismo e muito btt. O Nélio já nos habituou à dureza, e já são alguns passeios por ele editados que tiveram de ser alterados, reformulados e ou adaptados devido a dificuldade e ou a extensão dos percursos! A continuar assim, será o nosso primeiro DEMOrganizador! O supra-sumo dos percursos "demolition-legs".
Como referi na secção comentários, as fotos "sobreviventes" não dão jus ao "BRAVAespírito" deste fantástico passeio, por trilhos tecnicamente difíceis, com bastante dificuldade física, e uma propíciosa meteorologia para a prática do BTT.
Agora fica o repto!
Continuar a treinar para superar o próximo grande desafio, organizado pelo Carlos Oliveira e pelo quase nosso "DEMOrganizador"; o madeira ULTRA BIKE trail!
Não fiques em casa! pega da BTT e bota nas canelas para te preparares e atravessares a ilha de rajada!


 
passeio bravagym à encumeada PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O passeio tem como objetivo subir até a Encumeada, com partida do BRAVAGYM. Haverá um almoço servido na Encumeada (preço 3 euros).

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Seguinte > Final >>

Pág. 5 de 16