passeios ao Paúl da Serra

Está agendado para todos os primeiros domingos de cada mês uma subida ao Paúl da Serra pela estrada da Encumeada e regresso pelos Canhas (Ponta do Sol).

A concentração dos participantes é no café "Ponte Vermelha" Ribeira Brava com saída às 8h00, paragem no café da Encumeada para reagrupamento e partida para o Paúl às 10h30.

A chegada aos carros é ao meio dia!

Vem connosco!

O Picadeiro

Área Reservada

2ª Maratona Ruas Floridas de Redondo PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

O dia começou cedo, mais propriamente às 5 da manhã, hora em que me fiz à estrada.

Já se previa que a temperatura subisse muito acima dos 35 graus no dia da prova, mas só depois de começar a apanhar com o sol na cabeça durante várias horas é que tive a verdadeira dimensão das dificuldades que iria encontrar.

A bike, depois dos maus tratos que levou no ultimo natal e do tempo esteve parada, "queixou-se" e só me permitiu fazer um treino mais a sério com calor, mas a rondar os 30 graus.

A prova em si estava muito bem desenhada, com bons trilhos e paisagens espectaculares, bem marcados até os 40 km, local em que a maratona se separava da meia maratona. Dai para a frente as marcações eram suficientes para podiam ser bem melhores.

A partir daí, começou o “calvário”. O sol começou a queimar, a temperatura a subir, e rapidamente percebi que os poucos que optaram pela maratona, eram “atletas” e o primeiro, nessa zona já levava cerca de 18 km de avanço...

Fiz os últimos 30 km completamente só, não caí, tive tempo para tirar umas fotos e cheguei ao fim quase no limite mas apesar disso, não tinha grande fadiga muscular.

A altimetria não era muito elevada e tirando umas subidas muito complicadas mas curtas, não era nada que não se fizesse, mas ao contrario do que eu estava à espera tirando os primeiros e últimos 5 km que eram mais ou menos planos, estávamos sempre a subir ou a descer.

Ao nível da segurança a organização esteve muito mal, e o facto se saber que após os 40 km tinha poucos participantes atrás de mim fez com que não tivesse arriscado nada nas descidas nem nas zonas muito rápidas. Como os perdi de vista, cheguei a pensar que tinham desistido e estava no meio da serra sem qualquer tipo de apoio. Tinha de haver alguém que acompanhasse sempre o ultimo classificado e que funcionasse como “carro vassoura”.

redondo_00
redondo_00 redondo_00
redondo_01
redondo_01 redondo_01
redondo_02
redondo_02 redondo_02
redondo_03
redondo_03 redondo_03
redondo_04
redondo_04 redondo_04
redondo_05
redondo_05 redondo_05
redondo_06
redondo_06 redondo_06
redondo_07
redondo_07 redondo_07
redondo_08
redondo_08 redondo_08
redondo_09
redondo_09 redondo_09